Scout

Métodos Educativos


Métodos educativos é um termo utilizado no Escutismo que abrange a nossa abordagem à educação para os nossos membros (escuteiros) e nossa abordagem para a formação dos nossos líderes voluntários. Para os jovens e adultos que usam o termo "educação" no seu sentido mais lato, como um longo processo que permite o desenvolvimento global e contínuo das suas capacidades tanto uma pessoa como indivíduo e como membro da sociedade.
Cada Organização Nacional de Escuteiros é responsável por:
  • Desenvolver um Programa da Juventude, com base nos princípios fundamentais do Escutismo, que seja atraente e que satisfaça as necessidades dos jovens no seu país
  • Formação de voluntários para a prestação de serviço no Programa da Juventude e gerir a associação.
O Comité de métodos educativos (CEM), um Sub-comité do Comité Mundial do Escutismo, é responsável por apoiar o desenvolvimento e a entrega do Escutismo nas Organizações Nacionais do Escutismo; através da criação de redes, a partilha de boas práticas, apoiando as inovações e desenvolvimento de parcerias.
O comité de métodos educativos é presidido por João Maio e um plano para 2008 - 2011, foi desenvolvido.

Um movimento educativo para os jovens

Como um movimento educacional para jovens, o Escutismo tem por objectivo contribuir para o desenvolvimento dos jovens em conseguir a sua plena integração física, intelectual, emocional, social e espiritual como indivíduos, como cidadãos responsáveis e como membros dos seus locais, nacionais e internacionais.
  • Ele inclui todos os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, os dois últimos que exigem uma atenção particular.
  • Pertence à categoria de ensino não-formal, uma vez que, ao mesmo tempo que tem lugar fora do sistema formal de ensino, é uma instituição organizada com um objetivo educacional e é dirigido a uma clientela específica.
Além disso, o Escutismo é abordagem educativa caracterizada pelo seguinte:
  1. Que adopta uma abordagem holística para educação de uma pessoa jovem;
  2. Que pretende atingir os seus fins pedagógicos, com base em uma proposta educativa;
  3. Como um agente de educação não formal, que desempenha um papel complementar ao de outros agentes educativos;
  4. Reconhece que ele só pode fazer uma contribuição para a educação dos jovens.
Mais informações sobre o Escutismo para a abordagem da educação estão disponível nas características essenciais do Escutismo (Inglês).

Formação e apoio aos voluntários

O Escutismo reconhece que os voluntários desempenham um papel fundamental na circulação e os Adultos no Escutismo (Inglês) modelo definem uma abordagem para a gestão global, a contratação, nomeação, de formação, apoio e o reconhecimento, dos seus voluntários.
A Estratégia para os desafios do Escutismo nas Organizações Nacionais Escutistas (NSOs) é desenvolver novas abordagens para alargar a base de voluntários que estejam dispostos e sejam capazes de apoiar Escutismo. Abordagens para o voluntariado variam de país para país. A EMC o ajudará a explorar nas NSOs voluntariado a partir de suas perspectivas e fazer planos para alargar a sua base de voluntariado e proporcionar uma formação adequada para apoiar o crescimento do Escutismo.WWW.escutismo39.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário